PESQUISA ELEITORAL

Há duas maneiras de se conduzir uma campanha eleitoral: uma sem rumo, no escuro, muitas vezes na contramão da realidade; outra, orientada por informação segura que possibilita o correto direcionamento do trabalho. Certamente, as chances de vitória não são as mesmas nos dois casos.

O desconhecimento da realidade sempre atualizada, poderá ocasionar planejamento equivocado, trabalho improdutivo e gastos desnecessários. Por outro lado, poderá ocorrer que, por falta de um pouco mais de investimento a disputa termine derrotada. São situações que podem ser evitadas com o acompanhamento da evolução de uma campanha eleitoral, através de pesquisas de opinião realizadas periodicamente. Até um boato maldoso, se “pegar”, pode mudar o resultado de uma eleição.

Por isso, a necessidade de aferições periódicas, fundamentais para a definição de estratégias a serem adotadas em determinados momentos de uma campanha eleitoral. Com a pesquisa, os resultados de uma eleição podem ser conhecidos antecipadamente, com pequena margem de erro. Tudo isso comprova que a boa pesquisa constitui o mais importante instrumento de orientação numa campanha eleitoral.

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